Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ODS 4 – Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A Educação é um direito de todos! Esta não só tem um papel chave no desenvolvimento humano, social e económico, como também tem a capacidade de promover a paz, a igualdade de género, e aumenta a probabilidade de um individuo ter mais oportunidades ao longo da sua vida.

Este setor teve uma grande evolução ao longo dos anos, e houve um crescimento exponencial de crianças e adolescentes a frequentar o ensino em todo o mundo. No entanto, para muitos o direito à educação ainda é algo inacessível.

Estima-se que 617 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm condições para concluir a escolaridade mínima obrigatória.

Professores pouco qualificados, materiais de estudo inadequados, pouca higiene das instalações são alguns dos fatores que comprometem o sucesso de aprendizagem de muitas crianças. Outras razões como, ir à escola com fome, doentes ou exaustou do trabalho, limitam completamente a capacidade destas crianças reterem e beneficiarem das aprendizagens em aula.

A localização da escola também compreender o ensino. Crianças do ensino primário, que vivam em zonas rurais são mais propensas a não comparecerem à escola comparativamente a outras crianças que vivam em zonas urbanas.

Qual a sua visão sobre este cenário?

ODS 4 Educação de Qualidade: Metas

• Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
• Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam preparados para o ensino primário
• Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo à universidade
• Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilitações relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
• Até 2030, eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade
• Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, sejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
• Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
• Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e à igualdade de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
• Até 2020, ampliar substancialmente, a nível global, o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
• Até 2030, aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

Fontes:
https://en.unesco.org/news/617-million-children-and-adolescents-not-getting-minimum-reading-and-math
https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/