Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ODS 7 – Energias renováveis e Acessíveis: garantir o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

A eletricidade é fundamental para o combate da pobreza, para o crescimento económico e para melhoria da qualidade de vida das populações mundiais. No entanto, para muitas populações este ainda é um setor em desenvolvimento e que necessita de melhorias significativos, um desafio que se prevê prolongar até à próxima década.

Dados fornecidos pela Our World Big Data em 2016, revelaram que 940 milhões de pessoas em todo o mundo, não têm acesso a eletricidade, o que representa 13% da população mundial. Este problema incide principalmente nas populações do continente Africano e na Índia.

Em 2018, houve uma diminuição do número de pessoas sem acesso a eletricidade, registando um total de 860 milhões de pessoas mundialmente. No entanto, continua a ser um número de grande impacto e muitos esforços neste campo têm de ser reunidos a fim de diminuir drasticamente estas estatísticas.

Em relação às energias renováveis, Portugal registou 2019 como o seu melhor ano em termos de energias renováveis. Segundo dados da Redes Energéticas Nacionais, nesse ano, 51% da energia usada pelo país foi renovável, dados que posicionam Portugal como um dos países do mundo que mais recorre a este tipo de energias atualmente.

Qual a sua visão sobre este cenário?

ODS 7 Energias renováveis e Acessíveis: Metas

  • Até 2030, assegurar o acesso universal, de confiança, moderno e a preços acessíveis aos serviços de energia
  • Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global
  • Até 2030, duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética
  • Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à investigação e às tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa
  • Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respetivos programas de apoio

 

Fontes:

https://www.edp.pt/content-hub/portugal-campeao-das-energias-renovaveis/

https://www.iea.org/reports/sdg7-data-and-projections

https://ourworldindata.org/energy-access

https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/