III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos:
Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19

Edital de submissão

#1 Modalidades:

Modalidade de Inscrição Auditor; A inscrição nesta modalidade importa a quem não pretenda apresentar e/ou publicar resumo/artigo completo mas tenha interesse em assistir – virtual ou, sempre que possível, presencialmente – e com direito a certificação num total de 7h por dia de evento.

Modalidade de Apresentação Presencial; A inscrição nesta modalidade importa a quem tenha submetido o resumo com o intuito de apresentação presencial, em dias de evento, e posterior publicação em Monografia Temática ou Fast-Track. Atente que o resumo, uma vez aprovado, será compilado em obra coletiva e todos os participantes envolvidos receberão certificado. Saiba mais em: Política de Publicação

Modalidade de Apresentação Virtual; A inscrição nesta modalidade importa a quem tenha submetido o resumo com o intuito de apresentação virtual em dias de evento e posterior publicação em Monografia Temática ou Fast-Track. Atente que o resumo, uma vez aprovado, será compilado em obra coletiva e todos os participantes envolvidos receberão certificado. Saiba mais em: Política de Publicação

Modalidade de Publicação sem Apresentação; Esta modalidade pressupõe a submissão de artigo completo que, uma vez aprovado, será integrado no processo de publicação definido para o evento (Proceedings Book, Monografia Temática ou Fast-Track). Esta modalidade não pressupõe apresentação do trabalho em dias de evento e a certificação dá-se através da própria publicação. Saiba mais em: Política de Publicação

#2 Idiomas de trabalho:

Português, inglês e espanhol.

A indicação do idioma de moderação/funcionamento do Simpósio é da responsabilidade dos/as Coordenadores/as e torna-se obrigatória no ato de submissão.

A submissão de artigos para publicação final ficará sujeita a edital próprio.

#3 Apresentações presenciais & virtuais:

Nesta edição do evento todas as comunicações aceites serão apresentadas em auditório dentro de cada um dos Simpósios criados para flexibilizar os horários e dar oportunidade a que todas as pessoas apresentem os seus trabalhos e possam discutir os seus resultados.
Cada Participante, na modalidade de comunicação presencial e/ou virtual, dispõe de um limite máximo de dez (10) minutos para apresentar a sua comunicação em formato pitch. O debate será realizado a cada 3 ou 4 intervenções e novamente antes do encerramento dos trabalhos do simpósio.

As apresentações virtuais dão-se em streaming em direto em plataforma virtual própria do evento onde ficarão igualmente gravadas e disponíveis nos canais virtuais oficiais do evento.

Adicionalmente, os (as) Participantes que o desejem podem solicitar o envio das suas apresentações de trabalho previamente gravadas em formato pitch gravado em ficheiro .mp4 com a duração máxima de 5 minutos.

#4 Submissão de propostas de comunicação:

  • Os (as) Participantes poderão submeter propostas de apresentação de resumos e/ou trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas, nomeadamente artigos científicos originais e exclusivos abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação/pesquisa empíricos e/ou de avaliação, soluções metodológicas inovadoras, etc.

  • A escolha do Simpósio é da responsabilidade do (a) Participante.

  • A Comissão Organizadora poderá propor alteração de Simpósio em razão de necessário ajustamento do programa final ou para coerência entre Simpósio e o conteúdo do resumo/trabalho completo.

  • Cada resumo ou trabalho poderá conter até 3 pessoas na autoria.

  • A submissão de resumos pode ser realizada em português, espanhol ou inglês.

  • Os resumos e/ou trabalhos/artigos completos que redigidos em língua não-inglesa devem, adicionalmente, apresentar um resumo, título e palavras-chave em inglês.
  • A submissão deve ser realizada no formulário de submissão disponível em cedh.pt
  • A avaliação dos resumos compete à Comissão Organizadora em articulação com as Coordenações dos Simpósios.

  • A Comissão Organizadora pode solicitar retificações ao resumo a fim de ser aceite.

  • É devida apenas uma taxa de inscrição por trabalho.

#5 Submissão para a publicação:

A publicação em livro ou o recurso ao fast track de revista parceiras é facultativa e as guidelines de submissão constarão de edital próprio a disponibilizar oportunamente pelos editores/as da revista e no separador “política de publicação”.

Independentemente de outras publicações que venham a ser adicionadas, são garantidas a publicação dos resumos no Proceedings Book e a publicação em e-book ambos com ISBN europeu e DOI individual indexado na CrossRef e na plataforma Web of Science

#6 Originalidade:

Os resumos e/ou trabalho/artigos completos devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhum outro congresso ou publicação.

#7 Revisão:

Todas as submissões de resumos e/ou trabalhos/artigos completos serão sujeitas a um processo de revisão e avaliação por pares cegos (double blind peer review).

A Comissão Organizadora será responsável pela anonimização de todas as submissões.

Findo o processo de revisão os/as Autores e Autoras serão notificados sobre a decisão da avaliação da submissão.

#8 Deadlines: 

#9 Vantagens, Créditos Curriculares e Certificados   

  • Participação e acesso a todos os documentos da CEDH2021.
  • Publicação dos resumos em formato de Proceedings Book com ISBN europeu e DOI da obra pela CrossRef e indexado na plataforma Web of Science (ScholarOne e ISI).

  • Publicação de 1 trabalho/artigo completo em e-book* com ISBN europeu e DOI individual por capítulo e da obra pela CrossRef e indexado na plataforma Web of Science (ScholarOne e ISI).

  • Certificado de apresentação de trabalho (caso se aplique).
  • Certificado de participação na Conferência enquanto ouvinte/auditor com 25 horas.
  • Publicação do/s trabalho/s após processo de revisão científica por pares.
  • Facilitação (fast-track) de publicação em diversas revistas parceiras do evento com nível mínimo SCOPUS ou Web of Science e/ou Qualis A (A1, A2 ou A3).

  • Acesso em rede a uma comunidade científica internacional e multidisciplinar.
  • Certificado de coordenação de simpósio temático.
  • Coordenação da publicação com os artigos/capítulos apresentados no respetivo simpósio.
  • Acesso a cursos e workshops promovidos por Parceiros do evento em condições comerciais privilegiadas ou mesmo gratuitamente.
  • Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição aos Coordenadores de Simpósio, sempre que verificados resumos de autoria única e submetidos a Simpósio que não o próprio.

*A participação na publicação é voluntária.