IV Conferência Euro-Americana para Desenvolvimento dos Direitos Humanos (CEDH'23)

5, 6 e 7 de dezembro de 2022

Regras para chamada de trabalhos

1. Modalidades

(M1) Presencial
(M2) Virtual
(M4) Publicação (sem apresentação)

Coordenador/a de Simpósio
Auditor/a/Ouvinte (25 horas)

2. Idiomas de trabalho

As línguas/Idiomas oficiais de comunicação do evento serão, exclusivamente, o Português, o Inglês ou o espanhol.

A indicação da língua/idioma de moderação/funcionamento do GT/Eixo/Mesa é da responsabilidade dos/as Coordenadores/as e torna-se obrigatória no ato de submissão.

A submissão de artigos para publicação final ficará sujeita a edital próprio.

3. Apresentações presenciais & virtuais

Nesta edição do evento todas as comunicações aceites serão apresentadas em auditório e/ou sala virtual dentro de cada um dos GTs/Eixos/Salas criados para flexibilizar os horários e dar oportunidade a que todas as Pessoas apresentem os seus trabalhos e possam discutir os seus resultados.

Cada Participante, na modalidade de comunicação presencial e/ou virtual, dispõe de um limite máximo de dez (10) minutos para apresentar a sua comunicação.

As apresentações virtuais dão-se em sessões síncronas virtuais que ficarão igualmente gravadas e disponíveis nos canais virtuais oficiais do evento.

Para gerar maior equidade entre trabalhos e participantes cada trabalho deve ser apresentado por uma única pessoa designada para esse efeito pelos/as Autores/as.

4. Submissão de propostas de comunicação

Os/as Participantes poderão submeter propostas de apresentação de resumos e/ou trabalhos que se enquadrem nos objetivos, escopo e tema da edição do evento, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação/pesquisa empíricos e/ou de avaliação, soluções metodológicas inovadoras.

A escolha do GT/Eixo/Simpósio é da responsabilidade da Pessoa Participante.

A Comissão Organizadora poderá propor alteração de GT/Eixo/Simpósio em razão de necessário ajustamento do programa final ou para coerência entre o GT/Eixo/Simpósio e o conteúdo do resumo/trabalho completo.

Cada resumo ou trabalho poderá conter até 5 pessoas na autoria.

Cada pessoa poderá propor até 3 resumos em que integre a autoria e apenas 1 trabalho completo em que integre a autoria. Em qualquer caso, cada pessoa só poderá intervir enquanto autora/coautora em 3 trabalhos.

A submissão de resumos pode ser realizada em português, espanhol ou inglês (mediante opção do GT/Eixo/Simpósio).

Os resumos e/ou trabalhos/artigos completos devem ser escritos em português, inglês ou espanhol. Sendo, porém, obrigatório que o resumo do artigo esteja em dois idiomas, sendo um deles o Inglês.

A submissão deve ser realizada em mydee.pt

A avaliação dos resumos compete à Comissão Organizadora em articulação com as Coordenações dos GT/Eixo/Simpósio.

A Comissão Organizadora pode solicitar retificações ao resumo a fim de ser aceite.

5. Submissão para a publicação

A publicação em livro é facultativa e as guidelines de submissão constarão de edital próprio e template próprio.

6. Originalidade

Os resumos e/ou trabalho/artigos completos devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhum outro congresso ou publicação.

7. Revisão

Todas as submissões de resumos e/ou trabalhos/artigos completos serão sujeitas a um processo de revisão por pares cegos (double blind peer review).

A Comissão Organizadora será responsável pela anonimização de todas as submissões.

Findo o processo de revisão os/as Autores e Autoras serão notificados sobre a decisão da avaliação da submissão.

8. Prazos

Chamada para Resumos e Trabalhos Completos:

até 30/10/22

Comunicação das Avaliações e Início das Inscrições:

até 6/11/2022

Inscrições Antecipadas:

até 10/11/2022

Limite máximo de inscrições:

11 a 25/11/22

Lançamento do Programa:

25/11/22

Dias de Evento:

5, 6 e 7/12/2022

Chamada Final para Artigos Completos:

31/12/2022

Publicação 

até 31/03/2022

9. Vantagens, Créditos Curriculares e Certificados

*A participação na publicação é voluntária.