A CEDH2021 propõe-se um evento internacional, aberto à participação de pesquisadores/as, professores/as e profissionais do mundo todo. Tem por objetivo principal criar um espaço de debate multidisciplinar, assente na reflexão e no contraditório das ideias, subordinadas às Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19.

Em parceria com a editora JUS.XXI o evento propõe-se publicar primordialmente em versão online, potenciando que todos trabalhos publicados sejam encontrados rapidamente, aumentando, assim, a divulgação do conhecimento científico, mas também numa perspetiva de sustentabilidade ambiental.

Para cada publicação facilitada é disponibilizado um edital próprio com as regras e normas para submissão e publicação dos conteúdos científicos, contacto para informações, eventuais limitações e prazos. A prática de plágio é eticamente reprovada e controlada através de um sistema reconhecido de verificação da originalidade de textos.

Processo de Avaliação e Validade Científica dos Trabalhos Apresentados e Publicados

Todas as publicações do evento têm a validade científica que lhe é conferida pelo rigoroso sistema de revisão por pares cegos (double blind peer review) de todos os trabalhos, pela aposição de ISBN Europeu (International Standard Book Number) da publicação com registo oficial e indexação da publicação no sistema DOI (Digital Object Identifier) que regista qualquer tipo de arquivo digital, que, uma vez catalogado, passa a ter um link permanente do documento digital publicado acessível rápida e amplamente e é também o elemento indispensável para a agregação do conteúdo científico (por e-book e por cada capítulo/artigo) em repositórios e principais plataformas de indexação como a SCOPUS, Web of Science (ScholarOne e ISI), DOAJ, EBSCO, Qualis, etc.

A agregação das publicações nos sistemas de indexação é uma prioridade do evento pelo que todos os esforços serão enveredados para que suceda, não obstante os morosos e até complexos processos de agregação de conteúdos científicos em alguns destes sistemas pelo que a organização não poderá garantir determinado prazo para que tal suceda, podendo esta agregação do conteúdo científico ocorrer a qualquer momento.

A revisão da qualidade e pertinência de todos os trabalhos submetidos, bem como a estrutura de organização, são detalhadamente sujeitos a parecer da Comissão Científica do evento. Não obstante dos processos de submissão de artigos completos a Revistas Científicas e Académicas não ficarem excluídos aos trâmites de revisão e avaliação próprios das mesmas.

A afirmação do português como língua de publicação assume importância estratégica do evento, porém, para lá da língua portuguesa, os outros idiomas oficiais de publicação são o espanhol e o inglês.

Qualquer pessoa que componha a autoria em trabalhos publicados no âmbito do evento fica desde já autorizada a depositar os seus artigos, capítulos ou mesmo o próprio livro de resumos/atas/anais/ proceedings em repositórios institucionais nas suas Instituições.

A comercialização de qualquer produto científico fica desde já limitada a autorização da Organização do evento. A fim de esclarecer e proteger os direitos de propriedade intelectual, são atribuídas Licenças Creative Commons às publicações no âmbito do evento pelo que a utilização de material de terceiros só é autorizada com o respetivo consentimento legal, que deve ser obtido pelos autores responsáveis pela submissão dos trabalhos.