ST12: “Outras formas de administração de conflito”
Formas de administração do conflito fora do Poder Judiciário são cada vez mais utilizadas ao redor do mundo, como a conciliação, a mediação, a justiça restaurativa, o direito sistêmico, a constelação familiar, a comunicação não violenta e vários outros mecanismos.
Em Portugal, estes instrumentos mencionados ainda são escassamente empregados na prática, e mesmo academicamente pouco investigados. A abordagem e ambientes a serem aplicadas são infindáveis: no sistema de ensino, em todos os níveis e na sua relação intercultural; nas instituições de acolhimento de jovens e crianças; nas prisões; nas famílias; nos campos de refugiados; nos conflitos entre países; nas empresas, internamente e com seus clientes; no próprio Poder Judiciário; na abordagem policial; ODR’s; inteligência artificial; entre outros.
É por esta razão que se propõe este desafio na I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimentos dos Direitos Humanos, sendo uma excelente oportunidade de troca de ideias e resultados pela e para a comunidade científica sobre os mais recentes avanços sobre esta temática.