Submissão de Resumos

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SUBMISSÃO DE RESUMOS2020-08-31T18:54:20+00:00

II Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos: Agenda 2030 – Um Novo Capítulo para a evolução dos Direitos Humanos
(CEDH2020)

As pessoas com interesse científico em participar, independentemente do modelo de participação, no âmbito dos eixos de publicação científica da II Conferência para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos (CEDH2020), devem submeter o seu resumo de acordo com uma das modalidades admissíveis de participação:

  • Apresentação presencial
  • Apresentação virtual
  • Publicação de artigo (sem apresentação)
  • Mesas redondas (mínimo de 4 e até 6 trabalhos)
  • O resumo pode ser apresentado individualmente ou coletivamente (até quatro pessoas), sendo que neste último apenas uma pessoa será autor/a e as demais coautor/as.
  • Cada participante pode apresentar até ao limite máximo de dois (2) resumos em cada uma das modalidades de participação na CEDH2020, sendo que em apenas poderá ser Autor/a em um (1) resumo, em cada modalidade.
  • Apenas em caso excecionais, devidamente fundamentados junto da Comissão Organizadora da CEDH2020, e apenas mediante autorização expressa desta última, se poderá ver alterada esta regra.
  • Todas as submissões, em todas as modalidades e em todas as fases, devem ser originais e nunca antes apresentadas ou publicadas.

As línguas oficiais de submissão e de comunicação no âmbito da CEDH2020 são, exclusivamente, o Português, o Inglês e o Espanhol, não sendo admissível o uso de quaisquer outros idiomas.

  • As propostas podem ser apresentadas em qualquer um dos idiomas oficiais da CEDH2020 (português, inglês ou espanhol).
  • A proposta deverá conter um título, um resumo e 5 (cinco) palavras-chave.
  • O resumo não deve ultrapassar o limite máximo de quinhentas (500) palavras.
  • Todos os resumos devem indicar a Autoria e, quando coletivo, a Coautoria e respetiva afiliação institucional e o endereço eletrónico para contacto.
  • Os resumos de autoria coletiva não devem ultrapassar o limite máximo de quatro (4) pessoas e devem indicar o representante para efeitos de apresentação da comunicação.
  • Nos resumos de autoria coletiva, se aprovados, todas as pessoas devem realizar a sua inscrição no evento – a falta de inscrição de um dos elementos da autoria invalida a continuidade do resumo nos trabalhos da CEDH2020.
  • Os resumos deverão ser submetidos através do template próprio disponível no website oficial da CEDH2020: www.cedh.pt
  • Todas as submissões, em todas as modalidades e em todas as fases, devem ser originais e nunca antes apresentadas ou publicadas.
  • Todos os resumos serão anonimizados e identificados através de uma referência única que identifica o trabalho.
  • Em todos os contactos com a organização da CEDH2020 será imprescindível a utilização da referência atribuída para identificação do trabalho.
  • A organização acusa a receção do resumo até dois (2) dias úteis a contar da data limite para o envio.
  • A organização reserva-se no direito de apresentar sugestões de melhoria até dez (10) dias úteis a contar da data limite para submissão.
  • A organização reserva-se no direito de declinar a submissão recebida, até vinte (20) dias úteis a contar da data limite para submissão, exclusivamente via e-mail.
  • A organização comunica a aceitação final do resumo até trinta (30) dias úteis a contar do encerramento do prazo de submissão.
  • Após a aceitação do resumo todos/as os/as autores/as e coautores/as devem proceder à sua inscrição de acordo com a qualidade (autoria ou coautoria) e modelo de participação na conferência (presencial, virtual, mesa redonda ou publicação sem apresentação presencial).
  • Após a aceitação das propostas e confirmação da respetiva inscrição, a Organização coloca o nome dos/as autores/as e coautores/as e o título da proposta no programa da conferência, aceitando os/as autores/as e coautores/as, expressamente, a divulgação dos dados referidos.
  • As submissões serão avaliadas pela Comissão Científica e será comunicado o resultado aos/às Autores/as pela Organização dentro dos prazos constantes no número antecedente.
  • A Comissão Científica avaliará a conformidade da proposta com os Eixos Temáticos disponíveis, a sua qualidade e pertinência.
  • A Comissão Científica e a Organização reservam-se no direito de declinar todos os resumos que não obedeçam aos requisitos exigidos bem como por razões relacionadas com a organização e logística do evento.
  • Destas decisões, não cabe qualquer recurso.
  • Todas as comunicações aceites serão apresentadas em sala/auditório dentro de cada um dos Grupos de Trabalho (GT) criados para especializar o debate, flexibilizar os horários das sessões e dar oportunidade a que todas as pessoas apresentem os seus trabalhos.
  • A apresentação presencial dos trabalhos no âmbito da CEDH2020 dá-se em formato pitch, pelo que cada Participante na modalidade de comunicação presencial, dispõe de um limite máximo de dez (10) minutos para apresentar a sua comunicação.
  • O debate será realizado a cada 3 ou 4 intervenções e novamente antes do encerramento dos trabalhos do GT.
  • Os elementos de suporte às apresentações presenciais (PowerPoint e outros elementos eletrónicos ou físicos), devem ser igualmente remetidos à organização da CEDH2020 até à data predefinida para o efeito.
  • Todas os trabalhos efetivamente apresentados presencialmente no âmbito da CEDH2020 poderão ser publicados sob a forma de artigo com indexação Qualis e Web of Science pelo que a submissão do artigo final ocorrerá apenas após a realização do evento.
  • O artigo final será objeto de avaliação pela Comissão Científica e deverá estar redigido de acordo com as regras de apresentação e formatação de artigos disponível no ponto “Publicação”.
  • Todos os resumos submetidos e efetivamente apresentados presencialmente no âmbito da CEDH2020 poderão ser publicados sob a forma de livro de resumos com ISBN português. Esta publicação ocorrerá após a realização do evento.
  • As apresentações virtuais dão-se através da submissão de um vídeo em formato mp4 com, no máximo, 10 minutos, que será publicado no canal do Youtube do evento.
  • O vídeo deverá ser enviado para a organização da CEDH2020 até à data predefinida para o efeito.
  • As apresentações virtuais devem seguir a metodologia: apresentação do tema > metodologia > resultados > conclusões.
  • Todos os vídeos devem começar por identificar as pessoas que compõem a autoria e as respetivas filiações instituições.
  • A referência a apoios/incentivos financeiros bem como os agradecimentos devem ser colocados no fim da apresentação.
  • A apresentação deve ser enviada para o email da CEDH2020 (cedh2020@cedh.pt) podendo ser utilizadas plataformas de envio de ficheiros mais pesados como a wetransfer.
  • Todas os trabalhos efetivamente apresentados virtualmente no âmbito da CEDH2020 poderão ser publicados sob a forma de artigo com indexação no sistema Qualis e Web of Sciense, pelo que a submissão do artigo final ocorrerá apenas após a realização do evento.
  • O artigo final será objeto de avaliação pela Comissão Científica e deve estar redigido de acordo com as regras de apresentação e formatação de artigos disponível no ponto separador “Publicação”.
  • Todos os resumos submetidos e efetivamente apresentados virtualmente no âmbito da CEDH2020 serão publicados sob a forma de livro de resumos com ISBN português. Esta publicação ocorrerá após a realização do evento.
  • A Mesa Redonda pode ser proposta para um mínimo de 4 e um máximo de 6 resumos sobre um tema base comum integrado na temática de fundo da CEDH2020.
  • A proposta de Mesa Redonda deve ser submetida contendo todas as submissões de todas as intervenções que se propõem (dento dos limites presentes no ponto anterior) e deve identificar a Coordenação da Mesa de até 2 pessoas, através dos respetivos nomes, filiações institucionais e endereços de email individual de contacto.
  • A apresentação dos trabalhos na modalidade de Mesa Redonda no âmbito da CEDH2020 dá-se em formato pitch, pelo que cada Participante nesta modalidade dispõe de um limite máximo de dez (10) minutos para apresentar a sua comunicação.
  • A organização do debate e das intervenções é da responsabilidade da Coordenação da Mesa Redonda, bem como a gestão do tempo disponibilizado para o funcionamento de cada Mesa.
  • Os elementos de suporte às apresentações presenciais (PowerPoint e outros elementos eletrónicos ou físicos), devem ser igualmente remetidos à organização da CEDH2020 até à data predefinida para o efeito
  • Todos os trabalhos efetivamente apresentados na Mesa Redonda, no âmbito da CEDH2020, poderão ser publicados sob a forma de artigo com indexação no sistema Qualis e Web of Sciense, pelo que a submissão do artigo final ocorrerá após a realização do evento.
  • O artigo final será objeto de avaliação pela Comissão Científica e deve estar redigido de acordo com as regras de apresentação e formatação de artigos disponível no separador “Publicação”.
  • As pessoas interessadas em publicar os seus trabalhos na modalidade de Publicação de Artigo (sem apresentação) devem submeter um resumo durante o período de submissão da call for abstracts.
  • Uma vez aprovado o resumo, deverá ser submetido o artigo completo observando as regras de apresentação/formatação da publicação, até ao termo do prazo para submissão de artigos finais da CEDH2020.
  • Todos os resumos submetidos, e efetivamente aprovados, na modalidade de Publicação de Artigo (sem apresentação) no âmbito da CEDH2020 poderão ser publicados sob a forma de livro de resumos com ISBN português. Esta publicação ocorrerá após a realização do evento.
  • O artigo será objeto de avaliação pela Comissão Científica e deve estar redigido de acordo com as regras de apresentação e formatação de artigos disponível no separador “Publicação”.
  • Todos os artigos sem apresentação que forem aprovados e regularmente inscritos nesta modalidade, no âmbito da CEDH2020, poderão ser publicados sob a forma de artigo com indexação no sistema Qualis e Web of Sciense, após a realização do evento.
  • Os resumos serão publicados em livro de resumos com ISBN português.
  • Os artigos finais dos trabalhos aprovados (em todas as modalidades) serão publicados sob a forma de artigos científicos em publicação indexada sistema Qualis e indexador Web of Sciense.
  • Todas as submissões, em todas as modalidades e em todas as fases, devem ser originais e nunca antes apresentadas ou publicadas.
  • Todos os artigos devem estar identificados com a referência identificativa atribuída no processo de submissão.
  • A identificação do autor não deve ser revelada ao longo do artigo de forma direta ou indireta.
  • Informações do autor devem ser incluídas em documento adicional que deve incluir nome, endereço, número de telefone, e-mail, títulos acadêmicos, afiliação institucional atual.
  • O título, resumo e palavras-chave do artigo também devem ser apresentados em duas versões: um em língua principal (português, inglês ou espanhol) e um segundo em idioma secundário (em inglês ou espanhol, quando o idioma predominante do artigo é o português, em inglês quando o idioma predominante seja o espanhol ou em português ou espanhol, quando o idioma predominante do artigo seja o inglês).
  • Todos os artigos devem conter um resumo com, no máximo, 300 palavras
  • O resumo deve ser analítico (apresentar os objetivos do artigo, o seu conteúdo e os seus resultados).
  • O resumo do artigo deve conter uma lista de 5 palavras-chave.
  • Na primeira página deve indicar-se que a investigação presente no artigo é resultado de determinado financiado (quando o haja).
  • Cada artigo não deve exceder 18,000 palavras, incluindo resumo, notas de rodapé e bibliografia.
  • Independentemente do número de palavras, o artigo não deve exceder as 30 a 32 páginas.
  • O artigo deve ser entregue em formato editável (.docx/.doc/.odt). Não serão considerados artigos em formato PDF ou qualquer outro cuja edição não seja possível.
  • Tamanho da página: Carta/US Letter (261mm x 279mm)
  • Margens: Superior: 3cm, Inferior: 3cm, Esquerda: 3cm e Direita: 3cm. (3x3x3x3)
  • Paginação: posição superior direito em numeração arábica
  • Fonte: O texto deve apresentar-se com fonte Arial, indentada a 12 pontos.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Espaçamento entre linhas: Espaçamento simples (antes 0pts. e depois 0 pts.)
  • Tabulação: o texto deve apresentar parágrafo duplo entre cada parágrafo e sem tabulação.
  • Subdivisões do corpo do texto (capítulos, subseções, etc.): devem ser numeradas com números arábicos, exceto a introdução, a conclusão e a bibliografia, que não são numeradas.
  • Os títulos das subdivisões no corpo do texto devem estar em negrito e o uso de maiúsculas deve ser restringido às iniciais dos nomes próprios (nomes de países, documentos, pessoas, etc.).
  • O uso de itálico deve ser limitado a termos em palavras latinas e estrangeiras.
  • A primeira vez que uma abreviação é usada, deve ser colocado entre parênteses após o texto ser abreviado. Depois, deve ser usada somente a abreviação.
  • O autor pode citar texto da sua autoria, desde que não faça referência que o texto citado é da sua autoria, procedendo à respetiva referência conforme as demais.
  • As referências do texto citado devem aparecer em nota de rodapé conforme as normas para referências em nota de rodapé.
  • As citações longas (de mais de quatro linhas) devem ser colocadas na forma longa, entre aspas, espaço simples, em tamanho 11 e com avanço de 3cm.
  • As citações em língua estrangeira, além das aspas, devem estar em itálico.
  • Tabelas, gráficos, ilustrações, fotografias e mapas devem ser referenciados e explicados no texto.
  • Devem também ser intitulados, numerados sequencialmente e acompanhados da respetiva imagem notas e fonte/s devem ser colocados imediatamente após o parágrafo onde eles são anunciados.
  • Imagens devem ser apresentadas em formato digital de alta qualidade (JPG o TIFF 300 e 240 DPI).  A obtenção da autorização de publicação das figuras utilizadas é responsabilidade do autor.
  • As referências relativas às citações devem constar em fim de página.
  • Numeração:  As notas de rodapé devem ser numeradas com algarismos arábicos.
  • Formatação: As notas de rodapé devem ter a fonte Arial, indentadas a 10 pontos e espaçamento simples.
  • As normas de referências em nota de rodapé adotadas são uma adaptação ao estilo Chicago Manual of Style, na versão Humanities Style, devendo apresentar-se segundo as seguintes fórmulas:

Para a primeira vez que se refere:

    • Livro:
      • 1 autor: Nome Sobrenome, Título da obra (Cidade: editora, ano), páginas consultadas
      • 2 ou + autores: Nome Sobrenome, Nome Sobrenome e Nome Sobrenome, Título da obra (Cidade: editora, ano), páginas consultadas
    • Artigo:
      • Em revista: Nome Sobrenome, “Título do artigo”, título da revista Vol: num (ano), páginas consultadas
      • Em livro: Nome Sobrenome, “Título do artigo”, em Título da obra, eds. Nome Sobrenome (Cidade: editora, ano), páginas consultadas
    • Tese: Nome Sobrenome, “Título da tese” (Tese mestrado/ PhD/…/, Universidade, ano), páginas consultadas
    • Jurisprudência: Órgão emissor (país), Título (ou nº do processo), ano. *
    • Legislação: País, Título, Cidade, órgão emissor, ano. *
    • Jornais/Periódicos/revistas: Nome sobrenome, “titulo”, cidade, nome do jornal ou revista, data da publicação*
    • Conteúdo online: Nome Sobrenome, Título do conteúdo, Site, data da publicação. Link (data da consulta em formato DD mês AAAA)
  1. *Quando forem consultadas páginas online, colocar link (seguido da data de consulta em formato DD mês AAAA)

Após a primeira vez que se refere:

  • Nome Sobrenome, duas ou três palavras do título…, páginas
  • Não utilizar: Ibid., ibídem, cfr., ou op. cit.
  • A bibliografia do artigo deve ser colocada no final do artigo.
  • Formatação da bibliografia: fonte Arial, indentada a 11 pontos e com espaço simples.
  • A bibliografia deve estar organizada alfabeticamente de acordo com o primeiro sobrenome.
  • Na bibliografia devem distinguir-se as fontes primárias e secundárias. Fontes primárias devem incluir: arquivos, periódicos ou monografias.
  • As normas de referências em bibliografia adotadas são uma adaptação ao estilo Chicago Manual of Style, na versão Humanities Style, devendo apresentar-se segundo as seguintes fórmulas:
    • Livro:
      • 1 autor: Sobrenome, Nome. Título da obra. Cidade: editora. Ano.
      • 2 ou + autores: Sobrenome, Nome, Nome Sobrenome e Nome Sobrenome, Título da obra. Cidade: editora. Ano.
    • Artigo:
      • Em revista: Sobrenome, Nome. “Título do artigo”, título da revista Vol:num (ano): páginas do artigo (1ª-última)
      • Em livro: Sobrenome, Nome. “Título do artigo”. Em Título da obra, editado por Nome Sobrenome. Cidade: editora. Ano: páginas do artigo (1ª-última)
    • Tese: Sobrenome, Nome. “Título da tese”. Tese mestrado/ PhD/…/, Universidade, ano.
    • Jurisprudência: Órgão emissor (país), Título (ou nº do processo). Ano. *
    • Legislação: País. Título. Cidade: órgão emissor. Ano. *
    • Jornais/Periódicos/revistas: Sobrenome, Nome. “Título do conteúdo”. Cidade: nome do jornal ou revista. Data da publicação. *
    • Conteúdo online: Sobrenome, Nome. Título do conteúdo. Site. Data da publicação. Link (data da consulta em formato DD mês AAAA)
  1. *Quando forem consultadas páginas online, colocar link (seguido da data de consulta em formato DD mês AAAA)
  2.  Todos os textos recebidos serão avaliados pela Comissão Científica utilizando a metodologia de avaliação double-blind peer review.
  3. O resultado da avaliação é comunicado individualmente pela Organização, por via de email.
  4. A Comissão Científica pode recomendar alterações do texto, condicionando a sua aceitação a nossa avaliação double-blind peer review.
  5. O não cumprimento das normas estabelecidas nestas guidelines implica a não aceitação do artigo.
  6. Das decisões da Comissão Científica não cabe recurso.
Submissão de propostas 15/05/2020 a 17/07/2020 31/07/2020
Decisão sobre submissões Até 31/07/2020 07/08/2020
Inscrições com preço reduzido 01/08/2020 a 15/09/2020
Inscrições com preço regular 16/09/2020 a 13/10/2020
Prazo para desistência da inscrição* Até 20/09/2020
Submissão do vídeo de apresentação virtual 30/09/2020
Envio dos materiais de apoio à comunicação presencial (PowerPoint e/ou outros elementos eletrónicos ou físicos). 09/10/2020
Publicação dos resumos aprovados, regularmente inscritos e efetivamente apresentados no CEDH2020 31/10/2020
Submissão dos Artigos Finais 30/11/2020
Publicação Março de 2021

*A desistência da inscrição até 20/09/2020 dá lugar à devolução de 50% do valor da taxa de inscrição efetivamente paga a concretizar até ao encerramento de contas do evento.
A desistência após este período não confere direito a devolução de qualquer valor sem que esteja em causa um fundamento da exclusiva responsabilidade da organização da CEDH2020.
Os prazos podem, por motivo justificado, sofrer alterações, sendo que os participantes serão sempre informados dessa alteração.
A comunicação entre o Secretariado da CEDH2020 e os/as Participantes deve efetuar-se, em exclusivo, através de correio eletrónico para cedh2020@cedh.pt
A Organização da CEDH2020 não se responsabiliza pela não receção com sucesso, por parte do participante, da correspondência eletrónica, sendo que tal não faz prorrogar o prazo eventualmente imposto para a regularização de determinadas questões em particular.

Nota: “Na eventualidade do evento ser cancelado o valor pago a título de taxa de inscrição será integralmente devolvido às pessoas inscritas”

Pela participação na CEDH2020:

  1. Em cada modalidade em que obtenha um resumo aprovado é devida apenas uma (1) taxa de inscrição por pessoa;
    • Independentemente da qualidade em que participa (Autor/a, Coautor/a ou Participação sem apresentação).
    • Independentemente do número de resumos aprovados dentro da modalidade.
  2. Verificando-se a aprovação de um (1) resumo da mesma Pessoa na qualidade de Autor/a e outro resumo na qualidade de Coautor/a dentro da mesma modalidade:
    • A taxa a aplicar será a referente a Autor/a na modalidade em que obtenha o resumo

A desistência da inscrição até 20/09/2020 dá lugar à devolução de 50% do valor da taxa de inscrição efetivamente paga a concretizar até ao encerramento de contas do evento ou após a publicação dos artigos finais.

A desistência após este período não confere direito a devolução de qualquer valor sem que esteja em causa um fundamento da exclusiva responsabilidade da organização do CEDH2020.

A inscrição, em qualquer modalidade de participação na CEDH2020

inclui:

  • Acesso à CEDH2020;
  • Publicação dos resumos efetivamente apresentados em formato e-book com ISBN português;
  • Publicação dos artigos científicos;
  • Jantar Executivo (dia 12/10);
  • Documentação da Conferência;
  • Certificado de apresentação de trabalho/s na CEDH2020;
  • Carta de aceitação da comunicação (após inscrição).

Não inclui:

  • Viagens;
  • Acomodação;
  • Alimentação;
  • Outros tópicos que não estejam apresentados na rubrica “A inscrição, em qualquer modelo de participação no CEDH2020, inclui”.

Nota: “Na eventualidade do evento ser cancelado o valor pago a título de taxa de inscrição será integralmente devolvido às pessoas inscritas”

  • Existirão 5 bolsas de inscrição a atribuir pela organização a propostas de comunicação apresentada com um/a único/a autor/a.
  • Os/as interessados/as devem juntar, à sua submissão do resumo, uma carta de motivação e o CV. A bolsa aplica-se apenas à taxa de inscrição e somente na modalidade de participação presencial.
    • Requisitos de avaliação:
      • Qualidade da proposta;
      • Carta de motivação;
      • CV (Será dada prioridade a investigadores emergentes);
      • Colaboração com a organização do CEDH2020.
  • Apenas os trabalhos efetivamente apresentados darão lugar à emissão de certificado na modalidade 1, 2 e 3.
  • Os/as Coordenadores/as na modalidade de “Mesa Redonda” têm direito a certificado.
  • Todas as pessoas inscritas terão direito a certificado de participação como ouvintes durante os trabalhos da CEDH2020 com carga horária de 10 horas.
  • Não existe certificação de aceitação do artigo para publicação que não seja a própria publicação logo que seja disponibilizada.
  • Todos os certificados são emitidos em língua portuguesa.
Inscrição até 15/09/2020
MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO Preço de Inscrição
Autoria / Coautoria – Apresentação presencial 140,00€
Autoria / Coautoria – Apresentação virtual 120,00€
Autoria / Coautoria – Mesa redonda 140,00€
Autoria / Coautoria – Publicação sem apresentação 170,00€
Participantes sem comunicação 40,00€
Inscrição entre 16/09/2020 e 30/09/2020
MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO Preço de Inscrição
Autoria / Coautoria – Apresentação presencial 160,00€
Autoria / Coautoria – Apresentação virtual 140,00€
Autoria / Coautoria – Mesa redonda 160,00€
Autoria / Coautoria – Publicação sem apresentação 200,00€
Participantes sem comunicação 50,00€

Nota: “Na eventualidade do evento ser cancelado o valor pago a título de taxa de inscrição será integralmente devolvido às pessoas inscritas”

Aceita trabalhos sobre estudo/s de caso, revisão de literatura, empíricos, metodológicos qualitativos ou quantitativos, sobre modelos, processos e/ou instituições que indicam sobre a erradicação da pobreza e da fome, a igualde de género e a promoção igualdade de da inclusão, a saúde e a educação em e quanto direitos fundamentais, a promoção da dignidade da pessoa humana.

Aceita trabalhos sobre estudo/s de caso, revisão de literatura, empíricos, metodológicos qualitativos ou quantitativos, sobre modelos, processos e/ou instituições que indicam sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais.

Aceita trabalhos sobre estudo/s de caso, revisão de literatura, empíricos, metodológicos qualitativos ou quantitativos, sobre modelos, processos e/ou instituições que indicam sobre o trabalho e a indústria enquanto motores do progresso económico e social.

Aceita trabalhos sobre estudo/s de caso, revisão de literatura, empíricos, metodológicos qualitativos ou quantitativos, sobre modelos, processos e/ou instituições que indicam sobre a integração transversal, interconexão e mobilização conjunta em prol dos grupos mais vulneráveis.

Aceita trabalhos sobre estudo/s de caso, revisão de literatura, empíricos, metodológicos qualitativos ou quantitativos, sobre modelos, processos e/ou instituições que indicam sobre promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência

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